Guia de Referência sobre Fibra Óptica da FOA e

Guia de Estudo para a Certificação da FOA

 

::Graphics:Preface.jpg

 

Prefácio

 

A Associação de Fibra Óptica (The Fiber Optic Association, Inc.), a sociedade profissional de fibra óptica sem fins de lucro, é uma das principais fontes de informações técnicas, currículo de treinamento e certificações para o setor de fibra óptica. Como a tecnologia impulsionou mudanças técnicas cada vez mais rápidas, tornou-se um desafio fornecer livros de referência impressos que não estejam irremediavelmente desatualizados. Em vez disso, muitos leitores recorrem à Internet para obter informações técnicas mais atualizadas. 

No entanto, as informações pela Internet muitas vezes são tendenciosas, mesmo em sites que supostamente não são comerciais, e as fontes anônimas devem ser consideradas duvidosas ou com um fim comercial.

A FOA criou o Guia de Referência On-line (www.thefoa.org/tech/ref/) para fornecer uma referência mais atualizada e imparcial àquelas pessoas que procuram informações sobre a tecnologia, os componentes, os aplicativos e a instalação de fibra óptica. O seu sucesso confirma a suposição de que a maioria dos usuários prefere a Internet para obter informações técnicas.

Com este livro, abordamos as necessidades daquelas pessoas que preferem os livros impressos ou que os precisam para atender aos requerimentos acadêmicos. No entanto, a produção dele é feita através de uma “publicação sob demanda”, onde o livro não é impresso até ser solicitado, e isso é feito somente com base na versão eletrônica mais recente. Por tanto, esta edição atende às necessidades daquelas pessoas que preferem referências impressas sem que o leitor tenha que determinar se o material é obsoleto o não.

Para aqueles que desejam esta versão impressa, mas também ter acesso ao site para obter gráficos coloridos, auto-testes automáticos ou links para informações ainda mais técnicas, fornecemos links no site do Guia de Referência On-line da FOA para as seções apropriadas cobertas neste livro.

Se tiver comentários ou perguntas sobre o livro, não hesite em enviá-los para o e-mail da FOA info@thefoa.org.

 

O que é a FOA?

A Associação de Fibra Óptica (The Fiber Optic Association, Inc.) é uma organização internacional de educação dedicada a promover o profissionalismo no campo da fibra óptica. Fundada em 1995 por um grupo proeminente de treinadores e pessoal do setor de fibra óptica, hoje se dedica a:

 

·  Administrar programas de certificação técnica

·  Avaliar e aprovar instituições de treinamento

·  Desenvolver referências técnicas on-line e impressas

·  Desenvolver currículos de treinamento

·  Treinar instrutores

·  Participar de atividades de padrões do setor

·  Publicar boletins informativos on-line e por e-mail

·  Promover a educação e as aplicações de fibra óptica

 

A FOA já aprovou centenas de programas de treinamento ao redor do mundo, incluindo aqueles em escolas e universidades técnicas, aprendizagem em sindicatos, grupos militares, organizações de treinamento profissional, e fabricantes e instaladores de fibra óptica. A certificação da FOA é reconhecida como o padrão para o treinamento técnico e a qualificação em fibra óptica por centenas de organizações de todo o mundo.

 

Aprovação dos cursos e materiais curriculares da FOA

A FOA aprova programas de treinamento que atendem aos seus padrões, e tais programas podem oferecer certificações da FOA aos seus estudantes. Para os instrutores que dão cursos sobre fibra óptica, a FOA oferece um pacote curricular completo que inclui Guia do Instrutor, Guia do Estudante, slides do PowerPoint, instruções para configurar e realizar laboratórios de treinamento prático. Entre em contato com a FOA ou visite o site da FOA para obter mais informações.

 

 

 Estas informações são fornecidas pela Associação de Fibra Óptica (The Fiber Optic Association, Inc.) como um benefício para aqueles interessados em projetar, fabricar, vender, instalar, ou usar sistemas ou redes de comunicação por fibra óptica. Elas devem ser utilizadas como uma visão geral ou como diretrizes básicas, e em nenhum caso devem ser consideradas completas ou abrangentes. Estas diretrizes representam estritamente a opinião da FOA e espera-se que o leitor as utilize como uma base para aprender, referenciar e criar a sua própria documentação, especificações de projeto, etc. As pessoas que trabalham com fibra óptica na sala de aula, no laboratório ou no campo devem seguir todas as normas de segurança cuidadosamente. A FOA não assume qualquer responsabilidade pela utilização de qualquer parte deste material.

 

 

The Fiber Optic Association, Inc.

Telefone: 1-760-451-3655 Fax 1-781-207-2421

E-mail: info@foa.org      http://www.foa.org

 

 

 

Copyright 2020, The Fiber Optic Association, Inc.

 

 

CFOTâ é uma marca registrada da The Fiber Optic Association, Inc.,

Escritório Americano de Marcas e Patentes, registro nº. 3.572.190.

 

 

Guia de Referência sobre Fibra Óptica da FOA e

Guia de Estudo para a Certificação CFOT da FOA

 

Sumário