Capítulo 6

Cabo de fibra óptica 

 

1 


Objetivos: Neste capítulo, você aprenderá:

Quais são os tipos de cabos de fibra óptica e suas aplicações.

Quais são as diferenças entre os cabos para exterior e os cabos para interior.

Quais são os requisitos dos cabos de fibra óptica.

 

 

Projeto do cabo de fibra óptica

 

O cabo de fibra óptica fornece proteção à(s) fibra(s) óptica(s) que está(ão) no seu interior apropriada para o local de instalação. O cabo faz referência à montagem completa das fibras, aos elementos de resistência e à jaqueta. Há diferentes tipos de cabos de fibra óptica, que variam de acordo com a quantidade de fibras, e como e onde serão instalados. É importante escolher o cabo cuidadosamente, já que a escolha determinará a facilidade da instalação, da emenda e da terminação do cabo, qual será seu custo e a sua duração no campo.

A função do cabo é proteger as fibras dos efeitos do meio ambiente em qualquer instalação. No exterior, depende de se o cabo está enterrado diretamente, puxado através de um conduto, pendurado no ar ou até submerso. O cabo ficará molhado ou úmido? Deverá resistir uma alta tensão de tração durante a instalação em condutos ou uma tensão contínua durante uma instalação aérea? Estará exposto a substâncias químicas ou deverá resistir uma grande amplitude térmica? E se for roído por um esquilo, um castor a ou outro roedor? No interior, não é necessário que os cabos sejam tão fortes para proteger as fibras, mas eles devem atender a todas as disposições do código de incêndio, portanto, a jaqueta do cabo deve possuir componentes retardadores de chama.

 

Construção do cabo

Todos os cabos estão compostos de múltiplas camadas de proteção para as fibras. A maioria dos cabos começa com uma fibra padrão com revestimento buffer primário de 250 micrômetros de diâmetro e são adicionados:

 

Revestimento buffer apertado (para cabos com buffer apertado como os cabos simplex, zip-cord, de distribuição e de desvio).

Uma cobertura de proteção mole, de 900 micrômetros de diâmetro exterior, que é aplicada diretamente sobre a cobertura de 250 micrômetros para fornecer proteção adicional à fibra, e permitir um tratamento mais fácil e uma terminação direta com a aplicação de um conector à fibra.

 

Tubos soltos (cabos de tubo solto)

Tubos de plástico finos e pequenos que contêm até uma dúzia de fibras com revestimento buffer de 250 micrômetros e são utilizados para proteger as fibras nos cabos classificados para uso no exterior. Eles permitem manter as fibras isoladas da alta tensão de tração e podem conter materiais de bloqueio de água (gel, fita ou pó) para evitar a entrada de umidade.

 

Elementos de resistência

Os elementos de resistência que costumam ser utilizados são os fios de aramida, os mesmos que são utilizados nos coletes à prova de bala, geralmente conhecidos pelo nome comercial Kevlar, da Dupont, que absorvem a tensão feita para puxar o cabo e fornecem amortecimento para as fibras. As fibras de aramida são utilizadas não apenas porque são fortes, mas também porque não esticam. Ao puxar com força, elas não são esticadas, mas vão se quebrar se a tensão exceder seus limites. Isto garante que os elementos de resistência não sejam esticados e afrouxados, para manter unidas as fibras dentro do cabo. O método apropriado para aplicar força de tração sobre os cabos de fibra óptica é sempre unir a corda, o cabo ou a fita aos elementos de resistência.

Alguns cabos também incluem uma vareta central de fibra de vidro utilizada que fornece maior resistência e reforça o cabo para evitar dobraduras e danos às fibras. Se estiver incluída, a vareta deverá estar conectada a olhais giratórios de suspensão para aplicar força de tração sobre a fibra, e a grampos nas caixas de emendas ou nos painéis de conexão ao realizar a emenda ou a terminação. Hoje, poucos cabos utilizam elementos de resistência metálicos, devido a que os cabos devem ser ligados e aterrados apropriadamente, o que complica a instalação.

 

Jaqueta do cabo

É a camada mais externa de proteção das fibras, que permite resistir aos efeitos do meio ambiente onde o cabo é instalado. Os cabos para exterior geralmente são de polietileno (PE) preto, que resiste a exposição à umidade e à luz solar. Os cabos para interior utilizam jaquetas retardadoras de chama, que podem ter um código de cores para identificar as fibras dentro do cabo. Alguns cabos para exterior podem ter jaqueta dupla com uma camada resistente metálica entre as duas para proteger os cabos das mordeduras de roedores ou uma camada de Kevlar para fornecer resistência durante a tração das jaquetas.

Os cabos para interior usualmente têm uma jaqueta de PVC (cloreto de polivinil) retardadora de chama para uso geral ou para aplicação riser, e outro plástico especial para aplicação plenum em espaços aéreos. Os cabos para interior ou exterior usualmente têm uma jaqueta externa de PE que pode ser removida para expor a jaqueta interna retardadora de chama, e utilizá-los em edifícios.

 

Proteção contra água e umidade

Os cabos instalados no exterior precisam proteger as fibras da água. É utilizado um gel ou, o que se tornou mais comum, uma fita ou pó absorvente para evitar que a água entre no cabo e cause danos às fibras. Em geral, isto se aplica aos cabos de tubo solto ou fita, mas o bloqueio de água a seco é utilizado em alguns cabos com buffer apertado em cabeamentos curtos para exterior como o utilizado entre edifícios de um campus, ou em uma antena sem fio ou uma câmera de circuito fechado de televisão.

 

Proteção contra esmagamento e ação dos roedores

Alguns cabos têm uma blindagem, usualmente de metal, mas também de plástico duro, debaixo da jaqueta externa, que permite que o cabo resista o esmagamento (como os cabos instalados debaixo dos pisos nos centros de dados ou em solos rochosos), bem como que evite a penetração de roedores. A blindagem metálica requer que o cabo esteja devidamente ligado e aterrado.

 

Tipos de cabos de fibra óptica

 

Tipos de cabos com buffer apertado

Existem dois tipos de cabos básicos que, geralmente, são definidos como com buffer apertado e de tubo solto. Os cabos com buffer apertado (simplex, zip-cord, de distribuição e de desvio) são utilizados em aplicações no interior, onde a flexibilidade do cabo e a facilidade para realizar a terminação são importantes, inclusive mais que a robustez e a resistência de tração que são características dos cabos de tubo solto e fita. Em geral, os cabos com buffer apertado são utilizados no interior, e os cabos de tubo solto e os cabos fita, no exterior.

 

Simplex e zip-cord

 2

 

Estes tipos são utilizados especialmente para aplicações de patch cord e de painel traseiro (backplane), mas o cabo zip-cord também pode ser utilizado em conexões de escritório. Os cabos simplex contêm uma fibra de buffer apertado (com uma cobertura buffer de 900 micrômetros acima do revestimento buffer primário), com elementos de resistência Kevlar (fibra de aramida) e uma jaqueta para uso no interior. A jaqueta usualmente tem um diâmetro de 3 mm (1/8 pol.). O cabo zip-cord consiste simplesmente em dois cabos desse tipo unidos por uma rede fina.

 

Cabo de distribuição

3 

 

O cabo de distribuição é o cabo para interior mais popular, já que é pequeno e, além disso, leve. Contém várias fibras de buffer apertado agrupadas em uma mesma jaqueta com elementos de resistência de Kevlar e, em alguns casos, uma vareta de fibra de vidro para reforçar o cabo e evitar dobraduras. Esses cabos são pequenos, e utilizados para cabeamentos curtos através de condutos secos e em aplicações riser e plenum. As fibras têm dupla cobertura buffer e podem ser terminadas de maneira direta, mas como as fibras não estão reforçadas individualmente, esses cabos devem ser divididos com uma “caixa de desvio”, ou podem ser terminadas dentro de um painel de conexão ou uma caixa de derivação para proteger cada fibra.

 

Cabo de desvio

4 

 

O cabo de desvio é o ideal quando é preferido utilizar cabos resistentes ou quando é necessário realizar terminações diretas sem caixas de derivação, painéis de conexão ou outro tipo de equipamento. É feito de vários cabos simplex agrupados dentro de uma mesma jaqueta. Este é um cabo de design resistente, porém é mais longo e mais dispendioso que os cabos de distribuição. É adequado para cabeamentos através de condutos e em aplicações plenum. É perfeito para aplicações industriais onde é necessária a robustez. Como cada fibra está reforçada individualmente, este design permite uma terminação rápida dos conectores e não são necessários painéis ou caixas de conexão. O cabo de desvio pode ser mais econômico quando a quantidade de fibras não é tão grande nem as distâncias tão longas, já que realizar a terminação exige muito menos trabalho.

 

Tipos de cabos de tubo solto

 

Cabo de tubo solto

 5

 

Os cabos de tubo solto são os mais utilizados para o exterior, já que oferecem a melhor proteção para as fibras em condições de alta tensão de tração, e podem ser protegidos da umidade com gel ou fita de bloqueio de água. Esses cabos estão compostos de várias fibras agrupadas dentro de um pequeno tubo de plástico que estão enroladas em um elemento de resistência central, rodeadas por elementos de resistência de aramida, e tudo está dentro de uma jaqueta que resulta em um cabo pequeno, com muitas fibras por cabo. Este tipo de cabo é ideal para aplicações no exterior, já que pode ser feito com tubos soltos cheios de gel ou pó absorvente para evitar que a água cause danos às fibras. Pode ser utilizado em condutos, pendurado no ar ou enterrado de maneira direta. Alguns cabos para exterior podem ter jaquetas duplas com uma blindagem metálica entre elas para proteger os cabos das mordeduras de roedores ou uma camada de Kevlar para fornecer resistência durante a tração das jaquetas. Como as fibras têm apenas uma fina cobertura buffer, elas devem ser tratadas com cuidado e estar protegidas de possíveis danos. Em geral, nos cabos de tubo solto com fibras monomodo a terminação é feita com emendas com fibras pigtail às fibras e é fornecida proteção com uma caixa de emenda. Nos cabos de tubo solto com fibras multimodo pode ser feita uma terminação direta com um kit de desvio, também chamado kit de dispersão ou de bifurcação, que cobre cada fibra para fornecer proteção.

 

Cabo fita

 6

 

O cabo fita é o preferido quando é necessário contar com uma grande quantidade de fibras e cabos de diâmetro pequeno. Este é o cabo que tem a maior quantidade de fibras no cabo de menor tamanho, já que todas as fibras estão dispostas em linhas, dentro de fitas, que normalmente têm 12 fibras, e as fitas são dispostas uma sobre a outra. Não é apenas o menor cabo com a maior quantidade de fibras, mas também é usualmente o de custo mais baixo. Normalmente, as 144 fibras têm somente uma seção transversal de aproximadamente 6 mm (1/4 pol.) e a jaqueta é de apenas 13 mm (1/2 pol) de diâmetro. Alguns projetos de cabos utilizam um “núcleo com fendas” com até 6 dessas 144 montagens de fitas de fibra, o que resulta em 864 fibras em um único cabo. Como é um cabo para exterior, está cheio de um gel de bloqueio de água ou tem bloqueio de água a seco. Outra vantagem do cabo fita é que as máquinas de fusão em massa podem unir uma fita (12 fibras) simultaneamente, o que torna a instalação rápida e fácil. As fibras pigtail da fita são emendadas no cabo para uma terminação rápida.

 

Cabo blindado

7 

 

O cabo blindado é utilizado em aplicações no exterior onde os cabos são enterrados de maneira direta e é necessário utilizar um cabo resistente ou que proteja da ação de roedores. O cabo blindado resiste sem problemas cargas de esmagamento, o que é necessário para aplicações de enterramento direto. Os cabos instalados por enterramento direto em áreas em que os roedores são um problema usualmente têm uma blindagem metálica entre duas jaquetas para evitar a penetração de roedores. Outro tipo de aplicação em que é utilizado o cabo blindado é nos centros de dados, onde os cabos são instalados debaixo do piso e há risco de que a fibra seja esmagada. Os cabos blindados para interior podem ter uma blindagem que não é metálica. O cabo blindado de metal é condutor da eletricidade, portanto, deve contar com um aterramento apropriado.

 

Cabo aéreo

Os cabos aéreos são utilizados em instalações no exterior, sobre postes. Podem ser amarrados a um cabo guia ou a outro cabo (comum no sistema de TV a cabo), e possuem elementos de resistência de metal o de aramida para que possam suportar seu próprio peso ou elementos de resistência que possam sustentar o cabo (cabo dielétrico auto-sustentado ou ADSS). O cabo conhecido como cabo figura 8 está ligado a um cabo guia de aço isolado para dar sustento. Deve contar com um aterramento apropriado.

Um cabo aéreo amplamente utilizado é o cabo de guarda com fibra óptica (OPGW), que é um cabo de distribuição de alta tensão com fibra óptica dentro de um tubo metálico que se encontra no centro do cabo. A fibra não é afetada pelos campos elétricos, e permite à empresa de serviços públicos que faz a instalação obter fibras para o gerenciamento de serviços públicos e comunicações. Este cabo usualmente é instalado na parte superior das torres de alta tensão, mas levado ao nível do chão para realizar tarefas de emenda e terminação.

 

Outros tipos de cabos

Existem muitos outros tipos de cabos de fibra óptica disponíveis, muitos deles exclusivos de um fabricante. Cada fabricante tem suas próprias especialidades e, às vezes, utilizam seus nomes comerciais para denominar tipos de cabos de uso habitual, por isso, e uma boa ideia obter informações da maior quantidade de fabricantes de cabos possível. É importante não esquecer as empresas pequenas, pois, com frequência elas podem economizar custos ao fabricar cabos especiais personalizados, mesmo em quantidades relativamente pequenas.

 

Fibra soprada

Outro tipo de cabo que, na verdade, não é um cabo. Ao instalar um “cabo” que é simplesmente um agrupamento de tubos de plástico vazios, é possível “soprar” as fibras através dos tubos conforme seja necessário, com um equipamento especial que usa gás comprimido. Em caso de ser necessária alguma atualização, as fibras antigas podem ser sopradas para retirá-las e podem ser sopradas novas fibras. Os cabos de fibra soprada para interior ou exterior se encontram disponíveis no mercado e até foram usados para FTTH. É necessário contar com fibras especiais com uma cobertura para facilitar o soprado através dos tubos, mas tanto a fibra monomodo quanto a multimodo estão disponíveis. É mais dispendioso instalar este tipo de cabo, porque devem ser instalados os tubos, e é necessário contar com equipamento especial e com instaladores treinados, mas pode ser rentável na hora de fazer atualizações.

 

Cabos híbridos e compostos

Esses dois tipos de cabos com frequência são confundidos entre si, mas quase a maioria das pessoas e o NEC (Código Elétrico Nacional) o definem da seguinte maneira:

 

Cabos híbridos: são cabos que contêm dois tipos de fibras, usualmente multimodo e monomodo. Esses cabos frequentemente são utilizados em backbones no interior e em campi, onde podem ser utilizadas fibras monomodo no futuro.

 

Cabos compostos: são cabos que contêm fibras e condutores elétricos. Os veículos submersíveis controlados através de um cabo umbilical utilizam cabos deste tipo, bem como alguns cabos para antenas remotas sem fio ou câmeras de CCTV. Esses cabos devem ser ligados e aterrados apropriadamente para oferecer segurança.

 

 

Critério para o projeto do cabo

 

A escolha de um cabo exige a análise de todos os fatores ambientais envolvidos durante a instalação e a vida útil do cabo. A seguir, apresentamos os fatores mais importantes:

 

Resistência de tração

Alguns cabos são simplesmente colocados em suportes ou canais para cabos e, por isso, a resistência de tração não é tão importante. Mas outros cabos podem ser puxados através de condutos de 2 a 5 km, ou mais. Embora seja utilizado um lubrificante especial para cabos, a tensão de tração pode ser alta. Na maioria dos cabos, a resistência é obtida graças à fibra de aramida (KevlarÒ é o nome comercial da Dupont), um polímero sintético que é muito forte e não estica, de forma que ao puxá-lo, o cabo não é esticado e os outros componentes do cabo não sofrem tensão. O cabo simplex mais básico tem uma resistência de tração de 45 a 90 kg (100 a 200 libras), enquanto os cabos para exterior têm como requisito uma resistência aproximada de mais de 360 kg (800 libras).

 

Limites de raio de curvatura

A recomendação usual quanto ao raio de curvatura do cabo de fibra óptica é garantir que o raio de curvatura mínimo sob tensão durante a tração seja de 20 vezes o diâmetro do cabo. Quando não se encontra sob tensão, o raio de curvatura no longo prazo mínimo recomendado é de 10 vezes o diâmetro do cabo.

 

Proteção contra água

No exterior, todos os cabos devem estar protegidos contra a água ou a umidade. A proteção é fornecida por meio de uma jaqueta resistente à umidade, usualmente de polietileno (PE), e do material de bloqueio de água no interior do cabo. A forma mais habitual é enchendo o cabo com um gel de bloqueio de água. É eficaz, mas complicado, já que requer um removedor de gel (utilizar um produto comercial é o melhor, mas o suco de limão também funciona muito bem). Uma alternativa mais moderna é bloquear a água utilizando uma fita ou pó absorvente, semelhante ao material desenvolvido para absorver umidade nas fraldas descartáveis. Atualmente, a maioria dos fabricantes de cabo oferece cabos com bloqueio de água a seco.

 

Cargas de esmagamento ou ação dos roedores

Os cabos blindados são utilizados porque suas jaquetas fortes resistem o esmagamento e a penetração de roedores. Os cabos para exterior para enterramento direto usualmente são blindados ou instalados dentro de condutos. Os cabos blindados para interior estão disponíveis com jaquetas classificadas de acordo com o NEC para colocação com outros cabos debaixo de um piso falso, como em centros de dados.

 

Classificações de código de incêndio

Todos os cabos instalados no interior devem atender aos códigos contra incêndios. Isso significa que a jaqueta deve ser classificada de acordo com a sua resistência ao fogo, com classificações para uso geral, riser (onde um cabo vertical alimenta as chamas mais que um horizontal) e plenum (para espaços aéreos no interior). A maioria dos cabos para interior utiliza jaquetas de PVC (cloreto de polivinil) para o retardamento de chamas. Nos Estados Unidos, todos os cabos para interior devem levar a identificação e a classificação de inflamabilidade estabelecida pelo NEC (Código Elétrico Nacional) no parágrafo 770. No Canadá, isto é estabelecido pelo CEC (Código Elétrico Canadense), e outros países têm uma classificação semelhante.

 

A classificação é a seguinte:

 

 Classificação NEC 

 Descrição

 OFN

 Cabo de fibra óptica não condutivo

 OFC

 Cabo de fibra óptica condutivo

 OFNG ou OFCG

 Para uso geral

 OFNR ou OFCR

 Cabo classe riser, para cabeamentos verticais

 OFNP ou OFCP

Cabo classe plenum, para aplicação horizontal ou em espaços aéreos no interior

 OFN-LS

Baixa densidade de fumaça

 

8

 

Nunca devem ser instalados cabos sem identificação no interior, já que não serão aprovados em uma inspeção. Os cabos para exterior não são avaliados de acordo com a sua resistência ao fogo e somente podem ser utilizados no interior em cabeamentos de até 15 metros (50 pés). Se for necessário utilizar um cabo para exterior em uma instalação no interior, deve ser considerado o cabo de jaqueta dupla com polietileno (PE) em lugar do cabo para interior com jaqueta de PVC classificada para UL (Underwriters Laboratories). Simplesmente deve ser removida a jaqueta de proteção para exterior quando o cabo for instalado no interior, e não será necessária uma terminação no ponto de acesso ao prédio.

 

 

Aterramento e ligação

Todo cabo que contenha metal condutivo deverá ser ligado e aterrado apropriadamente, de acordo com o estabelecido no NEC para oferecer segurança. Os cabos para interior classificados como OFC, OFCG, OFCR ou OFCP, e os cabos para exterior com elementos de resistência ou blindagem devem ser ligados e aterrados. Todos os cabos compostos também devem ser ligados e aterrados apropriadamente.

 

 

Código de cores do cabo

Os cabos para exterior geralmente são pretos, mas os cabos para interior têm códigos de cores. As cores padrão de referência dos cabos são: amarelo para as jaquetas dos cabos monomodo e laranja para os multimodo. Com dois tamanhos de fibra multimodo de uso comum na atualidade, 62,5/125 e 50/125, e duas versões de fibra de 50/125, é importante cumprir com o padrão TIA-598 para evitar misturar cabos.

 

Código de cores da jaqueta do cabo

Tipo de fibra

Aplicações não militares

Aplicações militares

Nomenclatura de impressão sugerida

Multimodo (50/125) (OM2)

Laranja

Laranja

50/125

Multimodo (50/125) (Otimizada para laser de 850 nm)

(OM3)

Azul turquesa

Indefinido

850 LO 50/125

Multimodo (62,5/125)

(OM1)

Laranja

Cinza

62,5/125

Multimodo (100/140)

Laranja

Verde

100/140

Monomodo (OS1, OS2)

Amarelo

Amarelo

Monomodo/NZDS, monomodo

Fibra monomodo de polarização mantida

Azul

Indefinido

Indefinido

 

Dentro do cabo ou dentro de cada tubo em um cabo de tubo solto, cada fibra tem um código de identificação por cor. As fibras cumprem com a norma criada para os cabos telefônicos, exceto que as fibras são identificadas individualmente, e não em pares. Para as emendas, as fibras são emendadas de acordo com a sua cor para garantir a continuidade do código de cores em todo o cabeamento.

 

Código de cores da fibra

Número

Cor

1

Azul

2

Laranja

3

Verde

4

Marrom

5

Cinza

6

Branco

7

Vermelho

8

Preto

9

Amarelo

10

Violeta

11

Rosa

12

Azul turquesa

 

 

Escolha de cabos

 

Escolher um cabo de fibra óptica para qualquer aplicação exige considerar a instalação e os requerimentos ambientais, bem como os requisitos de longo prazo que permitam a expansão. Os requerimentos de instalação incluem onde e como será instalado o cabo, seja puxado através de um conduto exterior ou colocado em suportes para cabos em um edifício. Os requerimentos de longo prazo devem considerar a umidade ou a exposição à água, à temperatura, à tensão (cabos aéreos) ou outros fatores ambientais.

É recomendado entrar em contato com vários fabricantes de cabo e fornecer as especificações da instalação. Eles precisarão saber onde será instalado o cabo, quantas fibras serão necessárias e de que tipo (monomodo, multimodo ou as duas, o que chamamos de cabos “híbridos”). Também pode ser utilizado um cabo “misto” que inclua condutores de cobre para sinais ou energia. As empresas fabricantes de cabo avaliarão os requerimentos e farão sugestões. Depois, será possível obter propostas competitivas.

Como o plano exigirá uma determinada quantidade de fibras, é importante considerar adicionar fibras de reposição ao cabo – as fibras são econômicas em comparação com a instalação de cabos adicionais. Além disso, não haverá problema se uma ou duas fibras forem danificadas ao realizar uma emenda, um desvio ou uma terminação. Também devem ser consideradas as necessidades de futuras expansões. A maioria dos usuários instala muitas mais fibras das necessárias, especialmente adicionam fibras monomodo a cabos de fibra multimodo para aplicações em backbones no interior e em campi.

No capítulo sobre projeto da rede de fibra óptica são incluídas mais informações sobre a escolha de cabos.

 

 

 

 

Perguntas de revisão

 

Verdadeiro ou falso

Indique se as declarações a seguir são verdadeiras ou falsas.

 

____            1. Todos os cabos que contenham condutores metálicos devem ser ligados e aterrados apropriadamente.

 

____            2. Para poder especificar um cabo de fibra óptica apropriadamente, será necessário oferecer especificações de instalação e ambientais.

 

Escolha múltipla

Identifique a opção mais adequada para completar a declaração ou responder a pergunta.

 

____            3. Os cabos que contêm tanto fibra multimodo quanto fibra monomodo são chamados __________.

A.

cabos misturados

B.

cabos híbridos

C.

cabos compostos

D.

cabos XC

 

 

____            4. Os cabos que têm condutores metálicos e fibra são chamados __________.

A.

cabos misturados

B.

cabos híbridos

C.

cabos compostos

D.

cabos XC

 

 

____            5. Não devem ser instalados cabos no interior a menos que __________.

A.

estejam aprovados pela UL de acordo com o NEC sobre os componentes retardadores de chama.

B.

sejam de cor laranja para indicar a fibra óptica

C.

estejam dentro de um subduto ou um conduto

D.

seu comprimento esteja impresso na jaqueta do cabo

 

 

____            6. TODOS os cabos foram projetados especificamente para __________.

A.

incluir uma grande quantidade de fibras

B.

ser enterrados de maneira direta para facilitar a instalação

C.

evitar danos causados por roedores no cabo

D.

evitar danos causados pela umidade na fibra

 

 

____            7. O projeto de cabos de pequeno tamanho com uma grande quantidade de fibras usualmente é denominado __________.

A.

de tubo solto

B.

fita

C.

de buffer apertado

 

 

____            8. O projeto de cabo que suporta alta tensão de tração em instalações no exterior usualmente é o __________.

A.

de tubo solto

B.

fita

C.

de buffer apertado

 

 

____            9. A vantagem de um cabo de desvio em comparação com um cabo de distribuição é que __________.

A.

o cabo de desvio tem menor tamanho e peso

B.

o cabo de desvio pode ser instalado e terminado sem equipamento adicional para proteger as terminações

C.

o cabo de desvio é menos dispendioso que o cabo de distribuição

D.

o cabo de desvio pode ser utilizado no interior e no exterior

 

 

____            10. Os cabos sempre devem ser puxados com __________ para evitar danos.

A.

uma corda de nylon

B.

um suporte tipo Kellems na jaqueta

C.

um medidor de tensão

D.

os elementos de resistência do cabo

 

 

____            11. Os cabos de tubo solto exigem __________ para uma terminação com conectores.

A.

uma caixa de emenda

B.

um kit de desvio

C.

alívio de tensão

D.

um tubo de recheio

 

 

____            12. O cabo blindado é utilizado em instalações no exterior para __________.

A.

evitar danos causados por roedores

B.

proteção contra danos por escavação

C.

aumentar a tensão de tração

D.

conduzir a corrente de descargas atmosféricas

 

 

____            13. O raio de curvatura no longo prazo mínimo de um cabo de fibra óptica instalado usualmente é de __________.

A.

30,48 cm (12 pol.)

B.

1 metro

C.

10 vezes o diâmetro do cabo

D.

20 vezes o diâmetro do cabo

 

 

____            14. As jaquetas de polietileno preto são utilizadas em cabos para exterior __________.

A.

para resistir a abrasão

B.

para cargas de alta tração

C.

para resistir a umidade e a luz solar

D.

por aparência

 

 

Outros estudos e projetos

Visitar os sites dos fabricantes e ver como são as especificações dos seus cabos para as diferentes aplicações. Observar que cabos estão aprovados pela UL para aplicações no interior e suas especificações.

Revisar os vídeos da FOA sobre a preparação dos cabos.

Laboratório: analisar diferentes cabos de fibra óptica para entender como foram construídos e prepará-los para emenda ou terminação.

Tentar puxar dos elementos de resistência de um cabo zip-cord e depois puxar da jaqueta. O que acontece ao puxar da jaqueta?