Anexo C

 

Definições de termos

 

A

Abertura numérica (NA): medição do ângulo de aceitação de luz da fibra.

Absorção: atenuação da fibra óptica que resulta da conversão da potência óptica em calor.

Acabamento da extremidade: qualidade da superfície da extremidade de uma fibra preparada para ser emendada ou terminada com um conector.

Acoplador: dispositivo óptico que divide ou combina a luz de mais de uma fibra.

Amplificador óptico: amplificador completamente óptico que utiliza fibras dopadas com érbio ou de outro tipo, e laser de bombeio para aumentar a potência de saída do sinal sem conversão eletrônica.

Amplificador óptico: dispositivo que amplifica a luz sem que seja convertida em um sinal elétrico.

Analógico: sinais que mudam constantemente, em oposição à codificação digital.

APC: conector APC, de contato físico angular.

Atenuação: redução da potência óptica quando passa através de uma fibra, geralmente é expressa em decibéis (dB).  Ver perda óptica.

Atenuador: dispositivo que ao induzir a perda reduz a potência do sinal em um enlace de fibra óptica.

 

B

Bit: pulso elétrico ou óptico que transporta informações.

 

C

Cabo: uma ou mais fibras contidas em coberturas de proteção e elementos de resistência.

Cabo de lançamento: cabo de ligação de fibra óptica em boas condições conhecidas conectado a uma fonte e calibrado para potência de saída utilizado como cabo de referência para testes de perdas. Este cabo deve estar fabricado com fibras e conectores compatíveis com os cabos a serem testados.

Cabo de ligação: cabo curto de única fibra com conectores em ambas as extremidades utilizado para interconectar outros cabos ou testá-los.

Cabo de recepção: cabo de ligação de fibra óptica em boas condições conhecidas conectado a um medidor de potência utilizado como cabo de referência para teste de perdas. Este cabo deve estar fabricado com fibras e conectores compatíveis com os cabos a serem testados.

Cabo de referência: cabo de ligação de fibra óptica em boas condições conhecidas conectado a uma fonte de luz ou medidor de potência utilizado como cabo de referência para teste de perdas.

Cabo de teste: cabo de ligação curto de única fibra com conectores em ambas as extremidades utilizado para testes. Este cabo deve estar fabricado com fibras e conectores compatíveis com os cabos a serem testados.

Fita pigtail: fibra curta conectada a um componente de fibra óptica, como um laser ou um acoplador.

Capa: termo utilizado para designar as camadas de proteção externas de um cabo, composta por jaqueta, blindagem e elementos de resistência.

CATV: abreviatura de antena coletiva de televisão ou de TV por cabo.

Cladeado: revestimento óptico de menor índice de refração sobre o núcleo da fibra que "captura" a luz no núcleo.

Coeficiente de atenuação: característica de atenuação de uma fibra óptica por unidade de comprimento, em dB/km.

Comprimento de onda: medição da cor da luz, geralmente expresso em nanômetros (nm) ou micrômetros (*m).

Comprimento de onda curto: termo comumente utilizado para a luz nas faixas 665, 790 e 850 nm.

Comprimento de onda de corte: comprimento de onda além do qual a fibra monomodo suporta apenas um modo de propagação.

Comprimento de onda longo: termo comumente utilizado para a luz nas faixas 1300 e 1550 nm.

Conector: dispositivo que oferece uma conexão desmontável entre duas fibras ou entre uma fibra e um dispositivo ativo, e que protege a fibra.

Conector: dispositivo utilizado na terminação de uma fibra óptica que permite a união temporária de fibras com terminações semelhantes.

Conjunto de teste de perda óptica (OLTS): instrumento de medição para perdas ópticas que inclui tanto um medidor quanto uma fonte.

CWDM: multiplexador de divisão de comprimento de onda grossa que utiliza laser espaçado amplamente em uma faixa de 1260 a 1670 nm.

 

D

dBm: potência óptica relacionada com 1 miliwatt.

Decibel (dB): unidade de medição da potência óptica que indica a potência relativa em uma escala logarítmica, às vezes chamada dBr. dB=10 log (relação de potência).

Detector: fotodíodo que converte sinais ópticos em sinais elétricos.

Diâmetro do campo modal: medição do tamanho do núcleo de uma fibra monomodo.

Digital: sinais codificados em bits discretos.

Díodo emissor de borda (E-LED): LED que emite desde a borda do chip semicondutor, e gera maior potência e largura espectral mais estreita.

Díodo emissor de luz, LED: dispositivo semicondutor que emite luz quando é estimulado por uma corrente elétrica. É utilizado em transmissores para enlaces de fibra monomodo.

Dispersão: propagação temporal de um pulso em um guia de ondas óptico. Pode ser causada por efeitos cromáticos ou modais.

Dispersão cromática: propagação temporal de um pulso em um guia de ondas óptico causada pela dependência do comprimento de onda da velocidade da luz.

Dispersão modal: propagação temporal de um pulso em um guia de ondas óptico causada pelos efeitos de dispersão modal.

Dispositivo de comunicação (talkset), de fibra óptica: dispositivo de comunicação que permite conversas através de fibras não utilizadas.

Distribuição estável dos modos: distribuição dos modos em equilíbrio (EMD) em uma fibra multimodo, obtida de certa distância da fonte, onde a potência relativa nos modos se torna estável com o aumento da distância.

 

E

EDFA: amplificador óptico a fibra dopada com érbio, um amplificador totalmente óptico para sistemas de transmissão monomodo de 1490-1650 nm.

Emenda (mecânica ou por fusão): dispositivo que permite a conexão de duas fibras, geralmente com o objetivo de que a conexão seja permanente.

Emenda mecânica: conexão semipermanente entre duas fibras realizada com um dispositivo de alinhamento, e um adesivo ou fluido igualador de índice.

Enlace, fibra óptica: combinação de transmissor, receptor e cabo de fibra óptica conectados que podem transmitir dados. Pode ser analógico ou digital.

Equilíbrio de distribuição de modos (EMD): distribuição estável dos modos em uma fibra multimodo, obtida de certa distância da fonte, onde a potência relativa nos modos se torna estável com o aumento da distância.

ESCON: padrão da IBM para conectar periféricos a um computador com fibra óptica. Acrônimo de conexão do sistema corporativo, por suas siglas em inglês.

Espalhamento: mudança de direção da luz depois de bater pequenas partículas que causam perdas na fibra óptica.

 

F

Fibra de sílica revestida com plástico (PCS): fibra feita com um núcleo de vidro e cladeado de plástico.

Fibra monomodo: fibra com um núcleo pequeno, apenas maior que o comprimento de onda da luz transmitida, que permite a propagação de apenas um modo de luz. Comumente utilizada com fontes laser para enlaces de alta velocidade e longa distância.

Fibra multimodo: fibra com um diâmetro do núcleo muito maior que o comprimento de onda transmitido, que permite a propagação de muitos modos de luz. Comumente utilizada com fontes LED para enlaces de baixa velocidade e de distância curta.

Fibra óptica: guia de ondas óptico composto por um núcleo que transporta a luz e um cladeado que captura a luz no núcleo.

Fibra óptica: transmissão de luz através de fibras ópticas flexíveis para comunicação ou iluminação.

Fibra óptica de plástico (POF): fibra óptica feita de plástico.

Fibra pigtail: fibra curta conectada a um componente de fibra óptica, como um laser ou um acoplador.

Fibras de índice escalonado: fibra multimodo na qual todo o núcleo tem o mesmo índice de refração.

Filtro de modo: dispositivo que elimina a potência óptica em modos de ordem superior na fibra.

Fluido igualador de índice: líquido com índice de refração semelhante ao vidro utilizado para igualar os materiais nas extremidades de dois fibras, para reduzir a perda e a reflexão traseira.

FO: abreviatura comum de "fibra óptica".

Fonte: díodo laser ou LED utilizado para injetar um sinal óptico em uma fibra.

Fonte de teste: díodo laser ou LED utilizado para injetar um sinal óptico em uma fibra para medir a perda da fibra ou de outros componentes.

Fotodíodo: semicondutor que converte a luz em sinal elétrico, utilizado nos receptores de fibra óptica.

FTTH: fibra para o lar.

Fusionadora de fibra óptica: instrumento que emenda fibras ao fusioná-las ou soldá-las, normalmente com um arco elétrico.

 

 

I

Identificador de fibra: dispositivo que é fixado a uma fibra e acopla luz desde a fibra ao curvá-la, para identificar a fibra e detectar tráfego de alta velocidade de um enlace em funcionamento ou um tom de 2 kHz injetado por uma fonte de teste.

Índice de refração: medição da velocidade da luz em um material.

Índice de refração: característica dos materiais ópticos relacionada com a velocidade da luz no material.

Índice gradual (GI): tipo de fibra multimodo que utiliza um perfil gradual de índice de refração no material do núcleo para corrigir a dispersão.

Interruptor óptico: dispositivo que encaminha um sinal óptico desde uma ou mais portas de entrada para uma ou mais portas de saída.

 

J

Jaqueta: coberta externa que protege o cabo.

 

K

Kit de teste: conjunto de instrumentos para fibra óptica que geralmente inclui um medidor de potência, uma fonte e acessórios para testes.

 

L

Lançamento sobrecarregado: condição de lançamento de luz na fibra onde a luz recebida tem o tamanho de um ponto e uma abertura numérica maior que a aceita pela fibra, e preenche todos os modos na fibra.

Largura de banda: faixa de frequências de sinal ou taxa de bits na qual operará um componente, enlace ou sinal de fibra óptica.

Laser DFB: laser de feedback distribuído utilizado para transmissores de alta velocidade e longa distância.

Laser por díodo, ILD: dispositivo semicondutor que emite luz coerente de alta potência quando é estimulado por uma corrente elétrica. É utilizado em transmissores para enlaces de fibra monomodo.

LED de emissão de superfície: LED que emite luz perpendicular ao chip semicondutor. A maioria dos LED utilizados em comunicações de dados é de emissão de superfície.

Localizador visual de falhas (VFL): instrumento que acopla luz visível dentro da fibra para permitir o traçado visual e a verificação da continuidade. Alguns são o suficientemente brilhantes como para permitir encontrar falhas na fibra através da jaqueta do cabo.

 

M

Margem: quantidade adicional de perda que um enlace pode tolerar.

Margem de operação: diferença (em dB) entre a quantidade de potência e a quantidade de perda estimada (isto é, a margem de potência em excesso).

Medidor de potencia, fibra óptica: instrumento que mede a potência óptica que emana desde a extremidade de uma fibra.

Método cutback: técnica para medir a perda de fibra nua, no qual é medida a potência óptica transmitida através de uma seção de fibra comprida, depois a fibra é cortada e é medida a potência desse segmento.

Micrômetro (*m): unidade de medida, equivalente a 10-6 m, utilizada para medir o comprimento de onda da luz.

Microscópio, inspeção de fibra óptica: microscópio utilizado para inspecionar a superfície da extremidade de um conector para procurar defeitos ou contaminação, ou para inspecionar a qualidade do corte.

Misturador de modos: dispositivo que mistura a potência óptica na fibra para atingir uma distribuição de potência uniforme em todos os modos.

Modo: um único padrão do campo eletromagnético que viaja através da fibra.

Multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM): técnica de envio de sinais de diferentes comprimentos de onda de luz na fibra simultaneamente.

 

N

Nanômetro (nm): unidade de medida, equivalente a 10-9 m, utilizada para medir o comprimento de onda da luz.

Núcleo: centro da fibra óptica, através do qual é transmitida a luz.

 

P

PC: contacto físico, conector PC.

Perda, óptica: a quantidade de potência óptica perdida enquanto a luz é transmitida através da fibra, as emendas, os acopladores, etc.

Perda de inserção: perda causada pela inserção de um componente como uma emenda ou um conector em uma fibra óptica.

Perda em excesso: quantidade de luz perdida em um acoplador, além daquela inerente à divisão em múltiplas fibras de saída.

Perda, óptica: a quantidade de potência óptica perdida enquanto a luz é transmitida através da fibra, as emendas, os acopladores, etc.

Perda de retorno óptico, refletância, reflexão traseira: luz refletida desde a extremidade cortada ou polida da fibra, causada pela diferença entre os índices de refração do ar e do vidro.  É expressa em dB relativa à potência incidente.

Perda por curvatura, perda por microcurvatura: perda na fibra causada pela tensão em uma curva da fibra com um raio reduzido.

Perfil do índice: índice de refração de una fibra como função da seção transversal.

PMD, dispersão de modo de polarização: dispersão em fibra monomodo causada pela diferença na velocidade da luz dos modos de polarização na fibra.

Potência média: média ao longo do tempo de um sinal modulado.

Potência óptica: quantidade de energia radiante por unidade de tempo, expressa em unidades lineares de watts ou em uma escala logarítmica, em dBm (onde, 0 dB = 1 mW) ou dB* (onde 0 dB*=1 microwatt).

Pré-forma: vareta de vidro de grande diâmetro a partir da qual é fabricada a fibra.

 

Q

Quantidade de perda estimada: quantidade de potência perdida no enlace. Geralmente faz referência à quantidade máxima de perda que um enlace em particular pode tolerar.

Quantidade de potência: diferença (em dB) entre a potência óptica transmitida (em dBm) e a sensibilidade do receptor (em dBm).

 

R

Rastreador de fibra: instrumento que acopla luz visível dentro da fibra para permitir a verificação visual da continuidade e o rastreamento de conexões corretas.

Receptor: dispositivo que contém um fotodíodo e um circuito de condicionamento de sinal que converte a luz em um sinal elétrico em enlaces de fibra óptica.

Rede: sistema de cabos e equipamento utilizado para as comunicações.

Rede de cabos, fibra óptica: combinação de seções de cabos de fibra óptica, conectores e emendas, que formam uma trajetória óptica entre dois dispositivos terminais.

Refletômetro óptico no domínio do tempo (OTDR): instrumento que utiliza luz retroespalhada para encontrar falhas na fibra óptica e possíveis perdas.

Refletância: luz refletida desde a extremidade cortada ou polida da fibra, causada pela diferença entre os índices de refração do ar e do vidro.

Reflexão de Fresnel, reflexão traseira, perda de retorno óptico: luz refletida desde a extremidade cortada ou polida da fibra, causada pela diferença entre os índices de refração do ar e do vidro. Geralmente 4% da luz incidente.

Reflexão interna total: confinamento da luz no núcleo de uma fibra pela reflexão fora do limite do cladeado do núcleo.

Reflexão traseira, refletância, perda de retorno óptico: luz refletida desde a extremidade cortada ou polida da fibra, causada pela diferença entre os índices de refração do ar e do vidro.  É expressa em dB relativa à potência incidente.

Relação da divisão: distribuição da potência entre as fibras que saem de um acoplador.

Repetidor, regenerador: dispositivo que recebe um sinal de fibra óptica e o regenera para retransmiti-lo, utilizado em enlaces de fibra óptica muito longos.

Retroespalhamento: luz espalhada em uma fibra de volta em direção da fonte, utilizada para efetuar medições com um OTDR.

Revestimento buffer: cobertura de proteção aplicada diretamente sobre a fibra.

 

S

Supressor de modos: dispositivo que elimina a luz do cladeado de una fibra óptica.

 

T

Taxa de erros de bit (BER): fração de bits de dados transmitidos com erro.

Terminação: preparação da extremidade de uma fibra para que possa ser conectada a outra fibra ou a um dispositivo ativo, às vezes também chamada "conectorização".

Transmissor: dispositivo que inclui uma fonte LED ou laser, e um condicionamento de sinal eletrônico, que é utilizado para injetar um sinal na fibra.

 

V

VCSEL: laser de emissão de superfície de cavidade vertical, um tipo de laser que emite luz verticalmente fora do chip, mas não fora da borda, utilizado amplamente em redes multimodo de alta velocidade.

Virola: tubo de precisão que segura uma fibra para mantê-la alinhada para interconexão ou terminação. Pode fazer parte de um conector ou de uma emenda mecânica.

 

W

Watts: medida linear de potência óptica, geralmente expressa em miliwatts (mW), microwatts (*W) ou nanowatts (nW).